domingo, 15 de novembro de 2020

O Bum do Radioamadorismo, Periféricos da Comunicação

 


 

 

Coluna

Portadora Dinâmica

Por PY3JGS Julhiano Spall

 

O Bum do Radioamadorismo, Periféricos da Comunicação

 

Hoje quando conversamos com o mundo através de nossos equipamentos simpáticos, podemos sentir algo muito interessante, uma facilidade de ouvir e falar de forma mais singela, as vezes com propagação outras vezes sem.

As situações que brotam das boas idéias dos homens, vem surtindo verdadeiras inovações, estações de rádio gigantes já outras nem tanto, um simples QRP levando ao éter as suas reflexões pessoais e com cunho muito atraente para muitos espectadores.

 A vida nos presenteia com essas novidades que vem aparecendo no mundo do radioamadorismo, tanto móvel como nas nossas bases bem instaladas, equipamentos, revistas, fatos e informações dos companheiros de rádio, que por muito nos engrandecem periodicamente.

Acontecimentos que são divulgados para pontos longínquos da Terra, para os países mais distantes, e para os comunicadores atentas das comunicações, essa é a proficiência do mundo do radioamadorismo, siglas e gírias que fazem desse hobby tão técnico e instrutivo, a paixão para os usuários do sistema, a comunicação em evolução.

  E assim as novidades vão sendo aglomeradas com os equipamentos de radiocomunicação, ou seja, estão sendo construídos de forma a se comunicarem à distancia, um locutor num ponto estratégico e o equipamento noutro local distinto totalmente funcional, essa evolução vem sendo por demais usado nos dias de hoje.

Também a qualidade de áudio, de recepção, e a tecnologia empregada nos periféricos são de ótimo desempenho, atuam e funcionam perfeitamente sem nada a desejar, bastando apertar o PTT e transmitir, fácil assim, pois o retorno também é perfeito sem problemas maiores de intercomunicação.

E é claro que não estamos falando da internet simplesmente, estou dizendo que a era moderna e tecnológica usando da internet e também dos computadores, microcomputadores, servidores, processadores, e por aí a fora, tudo interligado fazendo com que um rádio físico, digamos assim, possa se comunicar com o computador e fechar um contato a longa distância com pouca propagação, usando baixa potência, ligando faixas e bandas nas várias frequências existentes.

Essa era do radioamadorismo vem sendo o queridinho de muitos operadores de radioamador, como posso citar, o FT8, FT4, RcForb, echolink, entre outros, criando-se links e repetidoras a fim de facilitar os contatos e unir os homens de forma global.

Às vezes um simples software de computador pode engrandecer ainda mais a imagem do equipamento, ou seja, a ligação das portas USB do rádio e o sistema operacional do computador para visualizar em maior escala as informações dos contatos em ação, display melhorado com maior visibilidade e um espectro mais bonito, que às vezes o próprio rádio não comporta.

Esses sistemas fazem com que o radioamadorismo se engrandeça ainda mais, pois a parte de layout fica mais bonito e colorido, um detalhe a mais para questões de vislumbre e indicação, focados é claro, nos contatos do momento, trazendo novas ou mais informação que a tela e o sistema podem oferecer ao usuário, verdadeiramente perfeito, com qualidade digital.

 

 

Vejamos então as variedades de opções para os radioamadores modernos, computação em ligação, sim, em ligação, pois os ambientes se comunicam e espalham a radiofrequência por suas antenas, a sua voz caminha pelas linhas de fibra ótica e fluem pelos radares exóticos hoje existentes, todos refletindo a sua imagem ou não, fazendo com que a sua mensagem chegue ao destinatário da melhor maneira possível.

Um link instalado em sua casa, uma ligação com o computador a fim de melhorar o ambiente visual, tudo se interligando com o mundo, fazendo com que uma repetidora atue bem equilibrada, vejam então a performance do radioamador do mundo novo, se qualificando e melhorando ainda mais a sua estação de rádio.

Podemos citar então alguns desses periféricos usuais pelos radioamadores existentes, o DMR, o ECHOLINK, FT4, FT8, sistem DELUXE, RcFORB, todos esses com qualidades a parte mas fazendo o seu trabalho de acordo com o figurino, ou seja, executando as funções dos velhos e antigos rádios que por muito tempo transmitiram vários recados e informações para várias finalidades.

HT, HF, VHF, UHF, era digital chegando com muita força, várias opções de contatos no mundo, frequências bem limpas com estímulos revolucionários pra engrandecer os compartilhamentos distintos, tudo isso criado pelo homem, revolução do radioamadorismo, o verdadeiro “bum” do momento, por que a qualidade hoje empregada nesses novos rádios, é de extremo profissionalismo a fim de garantir um bom áudio, uma boa recepção, uma modulação equilibrada, e sem muita balela, um visual esplendido.

Liga, desliga, controla, aciona, aumenta e baixa, ponteiros balançando como num ballet monumental, luzes coloridas, e mais, leds de alto brilho ofuscando a nossa visão, tudo isso empregado nos rádios modernos, pois a busca de qualidade e robustes na aparência dessas máquinas radioamadorística, é a evolução jacente da conversação mundial.

Não podemos deixar de comentar a evolução para obtenção da licença de radioamador, pois hoje já é possível fazer via internet, e então, por que não faze-lo? Haja vista independentemente de classe, A, B, ou C, todos são radioamadores, e quem sabe um dia todos não usarão de uma única classe a fim de encurtas os laços e impedir conflitos que ainda existem. “Pensamos nisso”.

Desta forma, o crescimento do radioamadorismo está fluindo muito bem, novos radioamadores estão chegando, idéias boas para engrandecer ainda mais o hobby, isso significa a melhora do nosso movimento por que tudo o que vem para contribuir, devemos recebê-los de braços abertos.

O mundo é conturbado desde os seus primórdios, então essa vertente ainda está no nosso DNA, prejudica a evolução do mundo, e fere por demais as pessoas criando conflitos desnecessários, mas, os homens também possuem certa tarimba para contrabalançar esses efeitos maléficos, usamos de nossa inteligência e colocamos os pingos nos is, podendo assim revolucionar paradigmas e fluidificar os ânimos das pessoas.

Nesse vértice solúvel da modernidade, com conflitos ou não, os radioamadores conseguem expandir bons ares, a fim de atrair novos conceitos para a criação e a união da classe, digo, da classe de radioamadores atuantes, varrendo os maus feitores para receber os bons, e assim, o dogma acaba evoluindo gradativamente para uma boa comunicação.

O bum do radioamadorismo é isso, fazendo periféricos simplórios se transformarem em benefícios, veja então a capacidade da criação, a intelectualidade se perfazendo sobre algo distinto, antiguidade se modificando para melhoras os contatos, globalmente falando, os “DX” a longa distância se tornaram muito mais fáceis, pois sistemas vieram para facilitar esse momento.

O alô agora é bem mais claro, o envio de “CQ” para comunicação está amplamente diversificado, podendo reverberar além de nossas expectativas, fazendo bons e novos contatos, vocês conseguem perceber isto? Conseguem vislumbrar essa nova tecnologia, é isso, tudo e todos os radioamadores focados na melhora de seus logs, as planilhas ontem escrita a caneta, hoje além dela, estamos guardando na nuvem, vejam então a grandeza da técnica radioamadorística, crescendo e ampliando a sua logística.

 Não mais do que um contato, não mais do que um certificado na sua parede, mas sim uma ligação de qualidade, um indicativo e outro registro estrangeiro guardado em sua memória, isso sim faz com que nós radioamadores continuemos a evoluir, colocar o seu rádio para fins sociais, colocar a sua estação para ajudar o próximo, simplesmente podemos falar ao éter, sou radioamador, sou voluntário, sou sim a tua ajuda, então conte comigo, meu amigo!

Esse assunto ainda não acabou, venha comigo nessa nova era, amenizar o QRN e tirar aquelas interferências perturbadoras das ondas do rádio, venha pacificar o ambiente e solidificar os contatos para logo ali, receber um belo aperto de mão, pois é bem provável que você já falou muitos anos comigo e ainda não me conhece pessoalmente.

Viram só como o bum do radioamadorismo é extenso, abarca tudo ao seu redor, faz com que uma amizade perdure aos tempos, e não deixa a gente se esquecer daquela voz de locutor que é ouvida no seu equipamento de radioamador, aquele, “oi tchê, por onde andastes”? Peliador como tu não viu onde estava escondido dos homens”.... frase que por muito se ouve e nos traz belas lembranças.

A vida é assim, o rádio o acompanha, a evolução veio para melhorar, mas nunca estragar, pensamos assim, e veremos que teremos razão, evoluir sempre e não desistir de aprimorar as coisas, o sucesso se consegue pelas nossas próprias derrotas e assim caminha a humanidade, chegando a Lua e indo além, o Universo nos espera repleto de enigmas que ao tempo serão esclarecidas.

Um 73 a todos então, bons contatos e estímulos a mais para continuar engrandecendo a nossa classe, os radioamadores são telégrafos vigorantes vivos, e estaremos QRV para melhor servi-los. Saúde e Paz


LINK PARA BAIXAR A REVISTA COMPLETA

 https://www.revistaqso.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário