sábado, 21 de novembro de 2020

Conteste de VHF, uma modalidade inovadora.

 Coluna

Portadora Dinâmica

Por PY3JGS Julhiano

Conteste de VHF, uma modalidade inovadora.

Na era moderna de muitos periféricos distintos, e o uso da modernidade jacente que se liga com o mundo, computador rádios e celulares interligados, links e repetidoras unindo países e etnias diferentes, formatos revolucionários que se enquadra nesta época diferenciada, uma novidade chega para engrandecer ainda mais o nosso hobby.

Vivendo hoje reservadamente pelo problema que nos atinge, que é o Coronavírus, temos que inventar e nos reinventar, ou seja, criar e divulgar ideias, e é nesse viés, que os radioamadores estão sempre ativos e de um modo ou de outro, aproximando pessoas.

E é assim que nós, radioamadores participamos de diálogos renovadores, todos os dias, todas as horas e em diversos momentos interessantes, falamos de tudo mesmo, e atentem para a revolução radioamadorística que estamos passando, pois os nossos rádios estão sendo controlado à distância.

Sim, podemos controlar os radioamadores de longa distância, de outros países se quisermos, e é por isso que o radioamadorismo cresce de acordo com que o futuro promete um mundo de tecnologia revolucionária, haja vista, os nossos rádios se comunicam com os computadores e os computadores propagam as nossas ideias.

Você já participou de uma rodada de radioamadores? Já se colocou a disposição em uma calamidade pública? Já se reuniu em um encontro anual de radioclubes? E também participou de um “Conteste” nacional ou internacional?

Veja então o quanto da nossa modalidade de união e de reunião, de diálogos naturais e até mesmo polêmicos se enquadram, mas na verdade, estamos sempre unidos pela radiofrequência, isso é o que nos move e é o que nos liga universalmente.

O ponto em que quero chegar é um modo ou modalidade distinta e que vem crescendo aos tempos, que é o conteste de VHF. Onde que de ponta a ponta, de rádios para rádios, e de antena para antena, fazemos os nossos contatos e preenchemos os nossos logs.

Conteste de VHF, uma modalidade interessante e difícil de operação, ou seja, antenas menores, rádios não tão potentes, e uma propagação bem diferenciada devido a frequência usada, uma frequência alta, a partir dos 144 mega-hertz.

Então podemos analisar os fatos, uma frequência alta, diferenciada, com propagação especial, pois morros e montanhas nos barram e até mesmo nos refletem ao longe, sistema simplesmente especial, onde que nas metrópoles as antenas dos rádios VHF ficam em média, nos topos dos prédios em questão, ou seja, quanto mais alto o prédio, mais longe é o alcance.

Assim podemos nos ligar de uma forma mais clara, de modo que, pude esclarecer mesmo que brevemente, a funcionalidade desta modalidade de comunicação, o VHF.

Existem grupos de radioamadores que resolveram inventar, ou seja, criar uma forma de concurso, que se iguala aos do HF, que acontece nas bandas de radio mais baixa, que são: os 40 metros, 80 metros, 20 metros, 160 metros 10 metros, entre outras, todas destinadas ao uso dos radioamadores devidamente registrados e prefixados na ANATEL, que é a agência regulamentadora da nossa categoria, lembrando que, dentro do mundo dos radioamadores aqui no Brasil, existem as classes destinadas à operação de acordo com o exame antes aprovado e autorizado para o radioamador, que são a C, a B, e a A.

Assim, grupos e amigos de rádio, elaboram um concurso de radioamador a fim de obtenção de diploma e ou certificado de participação, igual que acontece nas outras bandas como comentado anteriormente.

Criasse então o concurso de VHF, e em modos a mais, ou seja, em SSB, FM e CW, vejam então onde podemos chegar e ir além, conquistando reconhecimento pelo trabalho hora executado nos modos propostos e na banda de difícil contato.

O concurso que também é conhecido como conteste de VHF, e que eu PY3JGS Julhiano, pude ter o privilégio de participar em junho de 2020, fato esse que me trouxe aproximação a mais do radio e da banda de VHF, difícil, mas não impossível.

Desta forma, quero compartilhar esse momento com vocês, nobres leitores da revista QSO, uma revista de prestígio e que está ficando cada vez melhor, pois muita matéria interessante vem fazendo a conformidade dos radioamadores se aproximarem ainda mais e da união forte dos Estados e dos Municípios de nós radioamadores.

Então o conteste que em seu teor significa que contestamos na hora da recepção de um contato ou outro, singularmente interpretamos assim, e, podemos entender a sua ação no momento do contato de ponta a ponta, de rádio para rádio.

O conteste é nada mais nada menos do que um contato a longa ou a perto distância, onde informamos de forma audível contando com a propagação, o nosso prefixo e também o Grid Locator, exigência mantida pela organização do conteste ocorrido nos últimos anos.

Usando um sistema de computador apenas para nos auxiliar na localização dos radioamadores, e também na organização do nosso log, que é os registros dos contatos do conteste que estamos participando. Esse sistema é o N1MM, um software mundialmente aceito e que tem por finalidade auxiliar o radioamador em seus contatos inclusive monitorar o radio e dirigi-lo ao contato visível e predefinido pelo radioamador, tudo automaticamente, eis então o futuro nas mãos dos radioamadores.

Na figura 1, podemos verificar a imagem deste software, o N1MM, com suas janelas distintas auxiliando e mostrando os pontos de contato e de registros deles de forma totalmente organizada.

Figura do N1MM ; em uso por PY3JGS JULHIANO Conteste BSB 2020

Com o N1MM, podemos ter diversas informações, como por exemplo, as estações que estão logado no sistema e se estão próximas de você, podendo ir até a frequência e tentar contatá-los via rádio, muitas outras informações podemos obter com o software, mais isso fica para outro momento.

Um conteste deste patamar, que foi o BSB 2020, tem por finalidade expandir as atividades no mundo dos radioamadores, e fazer com que essa banda de frequência, tenha uma atividade a mais, e não ficar restrita às repetidoras e aos contatos locais que muito vem acontecendo.

O VHF, também está sendo muito usado para ligação ao computador e criando os links, como exemplo clássico, o echolink, que é outro software para radioamadores via internet.

O sistema de conteste nacional ou internacional tem por finalidade também unir estações estrangeiras que num momento distinto pode se fazer presente como comentei anteriormente, via echolink pela internet. O uso desse modo pode e é usado em diversos casos, um deles mais usual é o Jota Joti do radiescotismo, um movimento mundial que é elaborado de maneira gigantesca, onde usamos os rádios e os computadores ao mesmo tempo, fechando as comunicações entre os escoteiros do mundo inteiro.

E é nesse formato que gostaria de colocar a imagem do meu setup, ou seja, da minha base participante do ultimo conteste deste ano o BSSB 2020. Um setup bem elaborado, usando 2 rádios base, um yaesu e um icom, 2 hts baefengs para monitoramento de possíveis contatos e um notebook para leitura do N1MM, e registro do log.

Também usei 2 antenas, uma jota de cobre e uma yagi de 3 elementos feita por mim com codinome, Umbella js 2020, projeto meu e publicado no youtube com esse nome, e para busca e apreciação da mesma, a antena é dual band, VHF e UHF.

Na figura 2, é possível visualizar o meu setup para registro e apreciação, fui a campo para melhor localização, ou seja, na Barragem do salto que fica entre São Francisco de Paula e Canela.

Imagem cedida por PY3JGS Julhiano Spall

Também usei um manipulador telegráfico para contato em CW, e que não tive muito sucesso, apenas um contato registrado, mas valeu a experiência para o modo hora proposto.

Desta forma, venho comentar a importância de nos redirecionarmos para essa nova modalidade e de experiência ímpar, vale muito participar de um conteste como esse, vejo a grandiosidade e a necessidade para tal, que por ventura é uma coisa nova para os radioamadores mais antigos, que ainda tem receio em participar de contestes e de concursos oficias e organizados.

Assim, quero concluir de forma não tão ampla, pois o mundo do radioamadorismo é imenso e pode levar horas para falarmos amplamente, mas o intuito aqui é divulgar a modalidade de conteste principalmente as de VHF, que eu particularmente achei bem interessante e desafiador.

Lembro também que é indispensável decorar o seu Gri Locator quando for participar dos futuros contestes, pois, é de praxe informa-lo ao radiocontactado, e também lançar o Grid do radioamador contactado no seu log, é necessário e obrigatório como, por exemplo, o do conteste BSB.

Quero informa o site para localização do seu Grid Locator a fim de localizar e gravar na memória o seu código, digamos assim, para os próximos contatos. É bem simples de navegar e de localizar, e o bom do sistema é que ele já mostra os radioamadores em sua localidade, veja a imagem de número 3.

fonte:https://www.qrz.com/gridmapper

Meus amigos radioamadores, vamos juntos fazer diferença nos próximos contestes, ou concursos, que tem durante todo o ano, e lá no N1MM, tem muitos registros para configuração dos contestes existentes no mundo, recomendo sempre visualizar os vídeos que falam a respeito do software e se colocar a par do assunto, desejo-lhes bons contatos e aumentar o log de registros, tanto os nacionais bem como os internacionais.

Sucesso para todos no mundo do radioamadorismo, mantendo sempre uma boa ética e de relacionamento mútuo, haja vista que, o mundo sempre nos reserva novos desafios e problemas adversos, 73 a todos e até breve.

Julhiano Spall PY3JGS


LINK PARA BAIXAR A REVISTA COMPLETA

 https://www.revistaqso.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário